Adotando linux em sua empresa

Linux é um sistema operacional gratuito vem se tornando cada vez mais amigável e fácil de usar, com interfaces visuais modernas e atualizações frequentes, sua adoção em empresas tem se tornado algo bastante coerente. Juntamente com o crescimento do sistema, um grande numero de aplicativos veem sendo disponibilizados a cada dia.

Abaixo listamos alguns pontos acerca da adoção de linux em empresas

Leve e Dinâmico

Novas versões de sistemas operacionais comerciais trazem novos recursos evidentemente, porem a um custo alto para computadores de menor porte. Novos recursos implicam em um maior processamento e melhores computadores, manter uma versão antiga de um sistema comercial pode implicar em problemas de segurança. Existem versões linux para computadores de menor porte e com atualizações de segurança frequentes, podendo ser uma opção para reviver um computador antigo.

Aplicativos profissionais

Existem milhares de aplicações que tornam Linux cada vez mais amigável e profissional. Hoje em dia tudo que é feito em sistemas Windows ou Mac possui uma alternativa para linux, inclusive sistemas de gestão, que com migrações para nuvens vem se tornando cada vez mais comum.

Custo Zero

Sistemas linux são projetos open source, ou seja, é um projeto mantido por empresas ou mesmo pessoas e distributários sem custo algum. Você pode simplesmente baixá-lo, instalar em seu computador e utilizar.

Por onde começar?

Existem inumeras distribuições (diferentes versões) Linux disponiveis hoje em dia, vale analisar os prós e contra de uma e por fim decidir qual a melhor se adapta ao seu negócio. Existem desde distribuições conhecidas por serem de fácil utilização e recomendadas para quem estiver entrando neste mundo, algumas são Ubuntu, Linux Mint, até versões extremamente robustas a serem utilizadas por servidores.

Abaixo uma lista de algumas recomendações

  • Ubuntu distribuida pela empresa Canonical e uma das mais utilizadas atualmente
  • Linux mint Tambem muito utilizada e muito similar ao Windows, facilidanto a adaptação de novos usuarios
  • Elementary OS uma distribuição bastante elegante visualmente, com uma interface baseada em MAC OS
  • Fedora Uma distribuição com bastante utilização e conhecida por sua grande estabilidade

Vale resaltar que esses são somente alguns exemplos de sistemas, existem muitos outros disponíveis que valem uma pesquisa antes de escolher a que melhor se adapte ao seu negocio