Nuvem, uma necessidade

Não é novidade para ninguém e feliz daqueles que já no início deste ano tinham a Nuvem como uma realidade e não como tendência. Muito se falava e alguns passos já haviam sido avançados com relação ao processamento e armazenamento em nuvem, mas com o agravamento da pandemia de COVID-19, as empresas ainda tiveram muita dor de cabeça para viabilizar o tão falado home office para os funcionários.

A grande maioria das empresas, grandes ou pequenas, já tinham parte de seus processos e armazenamento de dados na Nuvem, o que já lhes permitia dia e outro um trabalho à distância, mas tornar essa esporadicidade viável por longos meses, sem precisar acessar aquela pasta em um computador local ou aquele arquivo velho no canto da sala tornou a missão um pouco mais difícil.

Seja por falta de processos definidos ou infraestrutura limitada a área administrativa de muitas empresas seguia com parte do trabalho salvo localmente e após alguns dias de home office e a procrastinação no limite pelo menos uma passada no escritório se fez necessária para a conclusão das tarefas e a Nuvem que até ai era um assunto limitado ao departamento de TI tornou-se uma necessidade à toda empresa.

Como tornar sua empresa 100% na nuvem?

Quando se fala em Nuvem não pode-se limitar a um ponto específico apenas, abaixo estão listados 4 tópicos para seu checklist: :

  • Dados: Esse é o ponto mais difundido e talvez o mais ofertado. A libertação da responsabilidade de se manter um espaço físico para armazenagem de dados representa tanto um ganho operacional quanto financeiro.
  • Sistema: Esse ponto certamente é o problema mais comum quando se fala em trabalhar remoto. Muitas empresas precisam fazer uma grande movimentação para instalação de sistemas locais, criação de VPNs ou liberação de acessos externos para que os funcionários possam trabalhar remoto. Ter acesso ao sistema de qualquer local e a qualquer hora deve ser uma premissa.
  • Armazenamento de arquivos: Esse talvez seja o ponto mais negligenciado mesmo sendo relativamente simples. A adequação para este ponto envolve simplesmente processos bem definidos e uma ferramenta adequada. Isto porque para que todos os departamentos de uma empresa, mantenham os seus documentos salvos na nuvem, deve haver uma padronização e orientação clara da ferramenta a ser utilizada, caso contrário cada colaborador irá seguir com o que melhor lhe atender.
  • Comunicação: Esse também é um ponto simples e a maioria das empresas já trabalham com ferramentas de comunicação interna on-line e isso não limita-se apenas à um sistema de troca de mensagens. Com sistemas voip cada vez mais acessíveis e sistemas de integração de equipes mais difundidos, a comunicação entre colaboradores e externos passou a ser algo rápido, a qualquer hora e de qualquer lugar.

Hoje manter um ambiente empresarial em nuvem é mais do que uma necessidade imediata para as organizações de qualquer tamanho ou porte, a nuvem é uma força motriz que torna possível o acesso a novos mercados, o crescimento dos negócios e o aumento da inovação no ambiente corporativo, propiciando assim, mais competitividade e produtividade para empresa.