O que te impede de ter um ERP em seu negócio?

Chamamos de ERP um sistema de gestão integrado, onde todas as rotinas de todos os departamentos são conectadas, por exemplo: o seu controle de estoque é atualizado sempre que houver uma compra ou seu contas a receber é atualizado sempre que houver uma venda a prazo.

Abaixo vamos listar 4 argumentos muito utilizados para não utilização de um Sistema de gestão ERP e vamos te dizer o porquê não são justificativas reais.

  1. “Eu só preciso emitir minhas Notas Fiscais” : Quando você não está na sua loja você sabe quando tem em estoque? Você sabe quanto tem para receber na semana que vem?
    Se a resposta para alguma dessas perguntas foi não, esse já é um bom motivo para ter mais que um Emissor de NF-e.

  2. “Eu consigo controlar meu estoque e Financeiro por Excel”: Sim, você consegue, mas porque não deixar o seu sistema de gestão fazer isso e focar nas análises dos resultados e estratégias de vendas?

  3. “Sistemas de Gestão são caros”: Esse é um conceito que vem sendo carregado com os anos e que precisamos desfazer. Hoje existem sistemas de gestão muito bons e acessíveis que são voltados especificamente para as micro e pequenas empresas tanto nas funcionalidades quanto no valor e que podem ser contratos mensalmente assim como você contrata uma conta para assistir filmes e séries.

  4. “Eu não tenho muita habilidade com tecnologia” : Ah sim, deixamos esse por último, porque na verdade esse é um dos mais importantes. Atualmente a tecnologia, os sistemas e aplicativos estão no nosso dia a dia nas rotinas mais banais, então por que não estarem em nosso negócio? Sabemos que em micro e pequenas empresas o efetivo de pessoas é bem enxuto e são os próprios sócios que fazem a gestão do negócio. Se você é um desses, não se preocupe, hoje existem muitos sistemas de gestão que são pensados e desenvolvidos para serem simples e com um processo de aprendizagem bem intuitivo. Essa é uma demanda tão atual que hoje temos novas profissões que são focadas apenas no desenho amigável dos sistemas e voltados para um melhoramento da experiência de uso do sistema.

Você se identificou em algumas dessas colocações? Se sim, vale a pena dar uma repensada, pois esse pensamento pode estar te impedindo de fazer sua empresa crescer.